Alunas de Design de Moda certificam lojas com melhores vitrines do Centro

Estudantes observaram a estética e os critérios técnicos aprendidos em sala de aula

Alunas de Design de Moda certificam lojas com melhores vitrines do Centro

As alunas do segundo semestre do curso de Design de Moda da Uniasselvi/Assevim realizaram um projeto que elegeu as melhores vitrines de Brusque. O Certificado de Loja Destaque do Ano em Melhor Vitrine foi entregue para 12 estabelecimentos do Centro de Brusque. O projeto surgiu na disciplina de História da Indumentária da Moda, na qual as alunas deveriam realizar um trabalho que envolvesse a caminhada como prática estética.

Veja também:
Museus de Brusque não têm plano de segurança para situações de emergência

Confira o que abre e fecha no feriado de Independência do Brasil

Morte de Chico Wehmuth: TJ-SC mantém julgamento de acusada em Brusque

O professor Álisson Castro explica que as acadêmicas selecionaram as lojas e montaram as mensagens que foram coladas nas vitrines. O trabalho foi elaborado com base no livro de Francesco Careri intitulado “Walkscapes. O caminhar como prática estética”, obra que aborda as várias formas de caminhar.

O grupo foi constituído por Larissa Jungklaus de Almeida, Jaqueline de Andrade Leal, Jéssica de Andrade Leal e Danieli Alves. As quatro estudantes escolheram a caminhada à deriva. “É uma caminhada com uma ação, ou seja, sabendo o que você irá fazer no caminho”, enfatiza Larissa.

A caminhada foi realizada no Centro do município e o projeto foi intitulado como “O Caminho dos Encantos”. As 12 lojas escolhidas receberam um certificado que foi colado durante a noite para ser uma surpresa aos lojistas na manhã seguinte.

A Ind.co foi uma das 12 lojas escolhidas para receber o certificado de Melhor Vitrine – Foto: Danieli Alves/Divulgação

A proposta de certificar as melhores vitrines partiu das alunas, que integraram a atividade com a profissão que pretendem exercer no futuro. “As vitrines são a porta de entrada das lojas. Isso independe se ela é de roupa ou de chocolate, por exemplo”, diz a estudante.

Entre os critérios utilizados pelas acadêmicas, as vitrines que provocassem desejo nos clientes ganhavam pontos. Por esse motivo, a loja Cacau Show foi uma das escolhidas. “O produto estava exposto de maneira eficiente e correspondeu a todos os critérios.”

Para as acadêmicas, o trabalho foi gratificante e o retorno das lojas foi positivo. “Não esperávamos um retorno tão grande das lojas, fizemos pensando que ninguém se importaria muito com o nosso trabalho. Queríamos de alguma maneira agradecer as lojas de Brusque por todo o empenho para embelezar nossas ruas”, finaliza.

Veja também:
Por que MEIs de Brusque estão contestando a cobrança de taxas pela prefeitura

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

O que muda na coleta de lixo de Blumenau com a troca da empresa responsável

A Vyjoi foi uma das lojas que recebeu o certificado e ficou surpresa com o reconhecimento. “Foi uma surpresa. É uma explosão de felicidade porque gostamos muito de enfatizar a montagem das vitrines”, afirma a gerente comercial da loja, Julia Bambineti.

Loja Vyjoi ficou surpresa com o reconhecimento – Foto: Danieli Alves/Divulgação

Ela explica que eles estudam e aplicam as técnicas de visão merchandising na hora de montar a vitrine. “Hoje a gente procura montar a vitrine para que ela tenha os elementos de cena. Nós fazemos bastante pesquisa, buscamos referências na própria coleção que o pessoal de desenvolvimento usou para ambientar com a temática, com a sazonalidade”, define.

As lojas que receberam os certificados foram Mini Moni, Rubik Casas e Molduras, Hering Store, Zendron, Cacau Show, Moça Biju, Ind.co, Lemus Calçados, Mabelle Cosméticos, WJ Acessórios, Mensageiro dos Sonhos, Elo-Z, Ótica Moderna, Ocasião, Straetz Móveis e Decorações, Ibiza, Mohr Vídeo e Som, Vyjoi, Lojão do Abreu, Constanza Tecidos e Coisas de Mamãe.