Empresários da panificação e confeitaria de Brusque farão roteiro técnico na Alemanha

Além de visitas em empresas, eles participam da IBA, uma das maiores feiras mundiais do setor

Integrantes do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) partem para a maior feira do setor do mundo da panificação, a IBA, em Munique, na Alemanha. Na missão, estarão representantes de seis empresas locais: Moriá, Sodepan, Sassipan, Sol, Limoeiro e Zen.

Eles embarcam no dia 11 e têm atividades até o dia 18. O roteiro, segundo a coordenadora do núcleo, Cledir de Albuquerque, deve envolver, além da IBA, visitas técnicas a uma câmara especializada em cervejas artesanais e uma cooperativa de padeiros.

Veja também:
Projeto da duplicação da Ivo Silveira não contempla trecho urbano de Brusque

MP-SC acusa diretor-presidente do Samae de realizar pagamento irregular

Conheça as atrações da Festa de Azambuja, que acontece neste fim de semana

Durante o período na Europa, Cledir destaca a possibilidade dos empresários terem contato com novos itens, serviços e equipamentos voltados ao setor. “Sempre queremos inovar e trazer produtos novos para Brusque. Cada padaria busca inspiração para seus negócios”.

Neste tipo de evento, afirma, é muito comum os empresários aproveitarem para buscar inspiração em técnicas ou apresentações novas, como forma de se destacar no mercado local. O roteiro também também inclui visita ao Castelo de Neuschwanstein, ponto turístico de Munique.

Reflexos na prática
Na própria Moriá, empresa que administra com o marido, Cledir destaca a implantação de produtos como o pão rústico, como um dos produtos trazidos de eventos semelhantes, ocorridos em São Paulo. Na incursão pela Alemanha, seu foco estará na busca de pratos típicos que possam despertar interesse do público brusquense.

Na panificadora Zen, este processo de busca de inspiração em eventos em outros países já trouxe resultados. Rafael Zen, 24, acompanhará a mãe, Viviane na viagem para a Alemanha. Na década de 1990, o pai, Fernando, já havia participado de missões semelhantes em duas oportunidades.

Foram nestas viagens que ele conheceu e resolveu importar as ideias de produção de pães integrais, quando os produtos ainda eram pouco conhecidos na cidade. Segundo ele, a possibilidade de conhecer mais sobre o funcionamento das empresas é interessante para a panificação em Brusque. “Contribui muito em novidades para atendimento e produtos, apresentação diferente dos pães”.

Veja também:
Com 65 anos de história, coral da paróquia Santa Teresinha será anfitrião de encontro de corais

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bairros de Blumenau ganharão parques nas margens de dois ribeirões

Primeira experiência
A viagem para a IBA será a primeira de Edson Luiz Chaves Junior, da Sol Panificadora. O empresário já havia participado de eventos semelhantes no Brasil e afirma estar com uma expectativa alta por poder conhecer novos produtos ligados ao setor da panificação. “É importante ver como está o setor mundialmente, saber que tem muita coisa nova, novas ideias e produtos”.

De acordo com ele, a participação em eventos do setor tem sido importante no crescimento e modernização da panificadora. Em quatro dos 10 anos de atuação, ele buscou inspiração na participação em feiras setoriais para buscar novidades, alternativas de modelos de trabalho, melhorias de produtos e na exposição.

No seu caso, as experiências foram tão marcantes que as reformas feitas na unidade do bairro Limeira são baseadas nos conceitos vistos em eventos de São Paulo. O mesmo está ocorrendo na unidade do bairro Santa Terezinha.