Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Blumenau mostra força política com candidatos de destaque nas eleições deste ano

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Blumenau mostra força política com candidatos de destaque nas eleições deste ano

Raul Sartori

Blumenau no foco
Blumenau estará no epicentro, necessariamente, das eleições desse ano em SC. Tem dois ex-prefeitos – Napoleão Bernardes (PSDB) e João Paulo Kleinubing (DEM) – como candidatos a vice-governador, além de outro ex-prefeito, Décio Lima (PT), deputado federal, como postulante à sucessão de Pinho Moreira. A reboque está Paulo Bauer, que é blumenauense e tentará a reeleição como senador.

Percepção
Uma pesquisa provavelmente confirmaria uma percepção sentida nas rodas, ou seja, que a maioria dos simpatizantes do PSDB em SC preferiria uma aliança com o PP de Esperidião Amin e não com o MDB. As urnas dirão o quanto importará, em votos, tal contrariedade. Há bombeiros de todos os lados para apaziguar ânimos exaltados.

Veja também:
Líder de facção criminosa é condenado pela Justiça de Brusque

Morador do Steffen acumula lixo para reciclagem na calçada e gera impasse

Por que o bairro Santa Terezinha tem área comunitária praticamente abandonada

Vaquinha virtual
Único a não utilizar os fundos eleitoral e partidário, o Partido Novo inova com uso do formato de financiamento coletivo para levantar recursos para suas campanhas. O presidenciável João Amoêdo já juntou R$ 321 mil até agora. Entre os candidatos em SC, dos oito que mais arrecadaram com a “vaquinha” virtual, sete são do Novo.

Alta rotatividade
Tufi Michreff Neto assumiu a Secretaria de Estado de Turismo em maio passado e agora pediu exoneração para assumir a coordenação da campanha do deputado federal Mauro Mariani (MDB) a governador. Mas voltará após as eleições. É uma demonstração do quanto nosso turismo é tratado. Servem-se dele, com cargos. Interinamente assume o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, cujo mérito é não negar serviço.

Bancada da bala
Ampla reportagem no jornal O Estado de S. Paulo destaca que 6,8% dos 513 deputados federais integram a chamada “Bancada da Bala”. De SC faz parte o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) que na atual legislatura apresentou três projetos com sugestões sobre armas e munições. O Estado é o terceiro do país com mais armas registradas nas mãos de particulares: 33.984.

Continua
O industrial Glauco Côrte, que nesta sexta-feira entrega a presidência da Fiesc ao construtor joinvilense Mario Cezar de Aguiar, continua no andar de cima, como um dos cinco vice-presidentes executivos da representação máxima do setor, a poderosa Confederação Nacional da Indústria (CNI). Não há dúvida nenhuma que a liderança de Côrte reforçou a visibilidade e o respeito da sociedade catarinense pela Fiesc, que defende a indústria e também participa ativamente do debate das demais questões relevantes da agenda de desenvolvimento de SC.

Feminismo
Durante sua participação no 1º Congresso Antifeminista, em São Paulo, sábado, a professora catarinense Ana Caroline Campagnolo anunciou que desistiu de supervisionar seu projeto “Virgindade e família: a mudança de costumes e o papel da mulher percebido através da análise de discursos em inquéritos policiais da Comarca de Chapecó”, motivo de rumorosa ação judicial em que busca indenização de sua ex-orientadora na Universidade do Estado (Udesc), alegando que foi discriminada por ser antifeminista.

Veja também:
O que a prefeitura está fazendo enquanto as obras da Múltiplos estão paradas

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Empresas de Blumenau caem em golpe do boleto falso

Veto
Toda uma dedicação extrema, durante meses, do deputado federal Jorginho Mello (PR-SC), autor de projeto de lei complementar que permite a readmissão em 1º de janeiro dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte excluídos do regime especial do Simples Nacional em razão de dívidas tributárias, foi em vão. O projeto foi vetado integralmente pelo presidente Temer na última segunda-feira.

Deboche e cinismo
Deboche ou cinismo, ou as duas atitudes juntas num país que tem 13,2 milhões de desempregados. Assim se pode definir a iniciativa de nove associações de juízes e procuradores (as classes mais bem remuneradas do país) que em ofício a ministros do STF apelam para que aprovem um aumento de 16,3% nos próprios salários, o que produzirá um efeito-cascata em todo o Judiciário. Reclamam de “insuportável perda monetária”.

Economia popular
Na próxima segunda-feira, o Conselho Regional de Economia (Corecon-SC) fará ação de economia popular no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, a partir das 10 horas, quando economistas estarão atendendo e respondendo dúvidas da população sobre economia doméstica e finanças pessoais, além de distribuir mil cartilhas com dicas sobre esses temas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo