Entidade brusquense participa de encontro do Movimento Santa Catarina Pela Educação

Evento foi realizado na quinta-feira, 26, em Florianópolis

Entidade brusquense participa de encontro do Movimento Santa Catarina Pela Educação

Evento foi realizado na quinta-feira, 26, em Florianópolis

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), Izaias Otaviano, participou de uma reunião do conselho do Movimento Santa Catarina Pela Educação, idealizado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O evento foi realizado na tarde de quinta-feira, 26, na sede da entidade, em Florianópolis.

Na ocasião, o grupo acompanhou um balanço da ação nos últimos seis anos, apresentado pelo presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, idealizador do programa e que deixa o comando da entidade este ano.

Leia também:
Como foi a geração de empregos em Brusque no primeiro semestre deste ano

O que falta para o início da construção da nova estação de tratamento do Samae

 

“Sua passagem pela Fiesc, com o Movimento, é um marco para Santa Catarina. A educação foi uma de suas bandeiras, para a nossa felicidade. Educação ainda é fator predominante para o crescimento profissional do cidadão. Não vejo outro caminho que pode nos levar ao sucesso. Os trabalhadores são muito gratos pela representação e o respeito com a nossa categoria”, salientou Otaviano, que integra o Conselho em nome da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina (FeticomSC), dirigindo-se ao presidente da Fiesc.

De acordo com os números apresentados por Côrte, o Movimento Santa Catarina Pela Educação, que foi criado em 2012, tem o envolvimento de um grupo de, aproximadamente, 450 pessoas. Somente no ano passado, em 2017, foram realizadas 800 ações, que atingiram cerca de um milhão de pessoas em todo o estado. Família, professores, escola em tempo integram, e gestão escolar foram alguns dos pontos atacados pelas ações neste período. Algo que, segundo o presidente da Fiesc, trouxe resultados práticos no mercado de trabalho.

“A elevação da escolaridade dos trabalhadores formais de Santa Catarina é um belo exemplo. Em 2011, segundo dados da RAIS, tínhamos 60% dos trabalhadores formais do estado com educação básica completa. Em 2016, passou para perto de 70%”, destacou ele.

Leia também:
Família de Botuverá cultiva mais dez alimentos e cria animais em área de cinco hectares

Sociedade Beneficente marcou época com grandes eventos

O encontro em Florianópolis teve, ainda, as presenças de alunos de escolas onde foram aplicadas as ações do Movimento Santa Catarina Pela Educação, professores, voluntários, entre outros.

Lideranças como o ex-secretário de estado da Educação, Eduardo Deschamps, o diretor de tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Roberto Luchesi, e o presidente da empresa brusquense Zen S.A., Gilberto Heinzelmann, também utilizaram a palavra e destacaram a importância da continuidade dos trabalhos e ações do Santa Catarina Pela Educação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo