Obras do Abrigo Municipal de Brusque estão na última semana

Equipes trabalham no acabamento para que estruturas comecem a funcionar em agosto

Obras do Abrigo Municipal de Brusque estão na última semana

A expectativa da Prefeitura de Brusque é inaugurar o novo Abrigo Municipal – que será no antigo almoxarifado, no morro do Samae – no próximo dia 1º de agosto. Os moradores de rua abrigados atualmente na Arena deverão dormir no novo espaço já a partir da noite entre os dias 1º e 2.

As obras estão avançadas, já na sua última semana, mas a inauguração está atrasada, já que era para ter ocorrido ainda em março. Operários trabalham nos acabamentos, como a colocação de pisos, pintura e outros detalhes.

Leia também:
Tribunal do Júri decidirá futuro de homem que espancou outro até morte por furto de bicicleta

Quais são os próximos grandes obstáculos para o fim da duplicação da Antônio Heil

A reportagem visitou a fase final da obra para conhecer a estrutura. As alas de homens e mulheres serão totalmente separadas. Também há ambientes a parte para os funcionários.

Os banheiros contam com acessibilidade para cadeirantes. A ala de homens tem um espaço maior, já que a maioria das pessoas atendidas é do sexo masculino.

A ala para mulheres tem espaço para aproximadamente seis pessoas dormirem. Em ambos os espaços existe uma cozinha em separado, onde serão servidas as refeições.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Deivis da Silva, serão oferecidas marmitas que serão compradas pela prefeitura. Não haverá preparo de alimentos dentro do Abrigo Municipal.

Antes de acessar essa estrutura, o morador de rua será abordado numa recepção também em separado. Depois de ser entrevistado, se necessário, há uma pequena sala reservada.

O secretário explica que alguns chegam com bebidas, por exemplo, o que não é permitido. O morador de rua irá para essa sala para deixar tudo o que não for permitido antes de acessar o interior.

Leia também:
Imigrantes Hospital negocia com Unimed credenciamento à rede de atendimento

Mudanças no trânsito do Primeiro de Maio dependem do Plano de Mobilidade

Centro POP
Anexo ao Abrigo Municipal funcionará o Centro POP. Esse serviço será tocado pela equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

O Centro POP abrirá de manhã cedo, ou seja, ninguém irá dormir no local. A estrutura conta com sala de convivência, sala reservada para entrevistas com os profissionais do Creas e até mesmo uma lavanderia.

De acordo com Silva, a prefeitura já adquiriu todo o mobiliário do Centro POP e do Abrigo Municipal, inclusive as máquinas de lavar e secar roupas.

O secretário explica que o Centro POP funciona somente durante o dia e é um complemento ao Abrigo Municipal. A pessoa em situação de vulnerabilidade acessa a Assistência Social. Ela é encaminhada para outros serviços, caso tenha interesse.