Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Parte dos servidores do TCE-SC são parentes de atuais e ex-conselheiros e auditores

Grande família
Começou a circular ontem em redes sociais uma lista com 59 nomes de servidores comissionados puros do Tribunal de Contas do Estado, com o cargo que ocupam, lotação e proventos. Pelos sobrenomes é mais que explícita a relação de parentesco (irmãos, filhos, filhas, primos, cunhados, etc.) direto de boa parte deles com atuais e ex-conselheiros e auditores, com alguns deputados, ex-deputados e magistrados. Enfim, uma grande família. Um dos proventos mais altos é o pago a Rafael Martini, assessor para assuntos institucionais, de R$ 26.888,59. E ainda querem, por um “processo normativo” interno, momentaneamente suspenso, aumentar ainda mais o cabide, com a criação de um “escritório”, lá dentro, necessariamente com vários cargos comissionados, da Procuradoria Geral do Estado!

Bolsonaristas
Apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro reagem à nota, aqui, ontem, citando o fato do eleitor brasileiro e catarinense estar confuso já que ao mesmo tempo que deseja renovação, apoia o capitão do Exército, que lidera as pesquisas. Algumas críticas são pertinentes, entre elas o fato dele e seus filhos deputados não estarem metidos em falcatruas e que a renovação desejada é a com nomes ficha limpa. E, é verdade, está difícil achar um dentro do quadro que se apresenta no momento.

O rechaçado
Conforme o colunista Lauro Jardim, de “Veja”, os estados cujas bancadas do MDB querem ficar livres de apoiar a candidatura de Henrique Meirelles à sucessão de Michel Temer são Alagoas, Sergipe, Ceará, Pará, Amazonas, Piauí e SC. Cada diretório quer construir as próprias alianças.

Infeliz coincidência
Na mesma quarta-feira em que as autoridades da segurança pública de SC anunciaram novas e animadoras estatísticas mostrando a diminuição da violência no Estado, o comandante da PM em Joinville foi vítima de um assalto à mão armada, em que foi levado seu veículo. O comandante deu o melhor exemplo: mesmo armado, não reagiu, seguindo o protocolo nestes casos.

Poderia ser
Há quem diga que se a UFSC não estivesse tão aparelhada, como foi nos últimos anos, por partidos políticos da esquerda caviar, poderia estar em posição até melhor que o 14º lugar entre as melhores da América Latina, conforme ranking divulgado anteontem. Em 2107 ficou em 15º e em 2016 em 12º. A lista é encabeçada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo.

Imagem
Lê-se que o staff do craque Neymar tenta, desesperadamente, reconstruir sua desgastada imagem pós-Copa. Redes sociais publicaram ontem foto dele, em Itapema, exibindo boné com a palavra “implacável” em destaque na parte frontal. O que tem sido implacável é a gozação mundo afora para o festival de cai-cai na Rússia. Cada caída e a encenação junto custaram dezenas de milhões de desvalorização de seu passe e comprometimento de negócios futuros, especialmente em publicidade.

Procura-se candidatas
Não é só em SC que os partidos estão à busca de uma mulher candidata a cargos majoritários, como vice-governadora, por exemplo. O problema é nacional. O Partido da Mulher Brasileira convidou a contra-almirante Dalva Mendes, oficial general das Forças Armadas, para ser candidata a presidente. Declinou.

Plantonista
Mesmo tendo que passar a noite em uma prisão de Brasília, o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC) foi relacionado como titular da comissão representativa da Câmara dos Deputados que atuará no período do recesso parlamentar do Congresso, iniciado anteontem e que vai até dia 31. Rodrigues terá o seu nome homologado à reeleição na convenção estadual do PSD, amanhã, na Assembleia Legislativa.

Impunidade
Certamente na certeza da impunidade, dois empreendedores de Governador Celso Ramos destruíram 6.300 m² de mata atlântica, dos quais 5.715 m² transformados em gramados, defronte à praia de Caieira do Norte. No que restou foram feitas construções, que o Ministério Público Federal mandou demolir em 30 dias.

Volume do áudio
Finalmente um abuso está perto do fim. A Agência Nacional de Telecomunicações vai elaborar parâmetros técnicos para que as emissoras de rádio e TV deixem de aumentar injustificadamente o volume do áudio nos intervalos comerciais de suas programações. Em algumas de SC é uma agressão aos ouvidos.