Guabiruba quer centralizar serviços e entidades em terreno de 160 mil m²

Grupos manifestaram interesse em transferência; prefeitura quer projeto a longo prazo

Guabiruba quer centralizar serviços e entidades em terreno de 160 mil m²

A Prefeitura de Guabiruba realizou nesta segunda-feira, 2, uma reunião com diversos representantes de entidades da administração pública, do terceiro setor e da iniciativa privada para começar a definir como será ocupado o terreno de 160 mil m² localizado na rua José Fischer, no Centro da cidade. O local é propriedade pública e deverá ser destinado a diversas demandas estruturais do município. O projeto será desenvolvido em parceria entre a prefeitura e a Unifebe.

Entre as necessidades elencadas na reunião estão Centro de Eventos, Centro Administrativo Municipal, Complexo Poliesportivo, Quartel para o Corpo de Bombeiros, Fórum, Teatro, espaços para abrigar as entidades, Casa da Cultura Alemã e Italiana, além de outras estruturas. O projeto será apresentado em uma segunda reunião do grupo, mas ainda não tem data para ser concluído.

Leia também:
Criminoso usa fotos de jovens para oferecer serviços de prostituição
Quase 70 casais de Brusque aguardam crianças aptas à adoção

De acordo com o vice-prefeito, Vilmar Zirke, a intenção é também transferir a prefeitura para o terreno e levar junto outras estruturas da administração pública, como as secretarias, em um Centro Administrativo. Desta forma, haveria menos dependência do aluguel de propriedades privadas.

O terreno será dividido entre as diversas entidades. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, pede uma área de 2 mil m² para a construção de seu novo quartel para poder buscar fundos que viabilizem a obra. Para Zirke, uma saída viável para algumas construções, como a de um centro de eventos, é a parceria público-privada.

Um dos pontos mais reforçados durante a reunião é que o projeto que for aprovado precisa ser mantido, sem interferências ou tentativas de alteração pelas próximas gestões. “O projeto tem que se manter. Esta foi a primeira de muitas reuniões, é um projeto ousado, que deverá levar entre 15 e 20 anos para ser executado”, pontua Zirke.

Leia também:
Quase três anos depois, lei que normatiza fiação de postes será regulamentada
Apartamentos retomados pela Caixa no Cedrinho são redistribuídos pela Prefeitura de Brusque

A presidente da Associação Visite Guabiruba (Avigua) e professora da Unifebe, Rosemari Glatz, destacou o interesse comum entre os presentes. “Quando muitos sonham juntos, já não é um sonho, é um projeto. E hoje penso que foi feito o primeiro traço desse projeto”, opina.

Na ocasião, foram reunidos mais de 40 representantes das seguintes entidades: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Câmara de Vereadores, Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) e Núcleo de Empresários de Guabiruba, Câmara de Dirigentes Lojistas de Guabiruba (CDL), Associação Visite Guabiruba (Avigua), Associação Artística Cultural São Pedro, Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina – Seccional de Guabiruba (ALEG), Grupo Folklorístico Tutti Buona Gente, Sociedade Pelznickel, Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi), Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau, Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Coral Cristo Rei e Associação Cultural e Ambiental von Sternthal (ACAvS).