Cartões com cenários de Brusque no passado repercutem nas redes sociais
Telas foram pintadas originalmente em 2002 e transformadas em cartões postais anos depois
Telas foram pintadas originalmente em 2002 e transformadas em cartões postais anos depois
O trabalho do professor e pintor Jocelito de Souza repercutiu no grupo do Facebook Curto Fotos Antigas de Brusque na semana passada. A criadora do grupo, Jaqueline Kuhn, trouxe imagens de cartões que estão à venda na Livraria Mosimann e na Livraria Graf, confeccionados a partir de pinturas de Souza que retratam cenários de Brusque no passado.
O artista destaca que as telas foram pintadas em 2002, devido ao seu carinho pela história da cidade. “Muitas pessoas vieram morar em Brusque e não tiveram a oportunidade de conviver com isso, como tive na minha infância, e foi num momento que estava começando a se destruir muita coisa”.
Os quadros em óleo sobre tela com a técnica impressionista foram reproduzidos com base em fotos antigas da cidade e, na época em que foram pintados, se tornaram tema de exposição na cidade.
Souza conta que devido ao sucesso da exposição, o Instituto Nossa Cidade (INC), por meio de Helga Kamp, teve a ideia de transformar as pinturas em cartões postais, que ainda hoje são vendidos.
“Foi uma surpresa essa repercussão no grupo. Mostra que foi uma ação muito importante, que acabou permanecendo por muito tempo. Temos que olhar com carinho para a história da cidade. Se apagar a nossa história, não teremos referências para o futuro. Não é saudosismo, é ter noção das nossas raízes”, destaca.