Secretaria de Saúde lança mutirão de cirurgias e consultas oftalmológicas

Parceria com o Hospital Dom Joaquim para os programas foi assinada nesta quinta-feira, 3

Secretaria de Saúde lança mutirão de cirurgias e consultas oftalmológicas

Foram lançados nesta quinta-feira, 3, o programa “Uma nova visão para a vida” e o Mutirão de Cirurgia de Catarata, duas iniciativas com as quais a Secretaria de Saúde de Brusque pretende acelerar o andamento das filas de cirurgias oftalmológicas no município com cerca de 2,7 mil atendimentos no total. Uma coletiva de imprensa sobre o lançamento foi realizada no Hospital Dom Joaquim, parceiro da prefeitura nos dois projetos.

O mutirão é parte da Campanha Estadual de Cirurgias Eletivas. Em Brusque, serão realizados mais de 700 procedimentos cirúrgicos, sendo 250 cirurgias de catarata, que deverão zerar a atual demanda represada, e outras como vascular, urologia, de hérnia e de vesícula. As cirurgias começam a ser realizadas a partir deste sábado, 5, e deverão se encerrar até julho.

De acordo com o secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, se todos os mais de 700 atendimentos forem realizados antes do tempo hábil, é possível fazer uma reinscrição junto ao governo estadual para um financiamento extra, caso seja necessário.

O programa “Uma nova visão para a vida”, por sua vez, é uma iniciativa municipal com investimento de R$ 250 mil, que deverá acelerar as filas de procedimentos oftalmológicos até o fim do ano ou, como sugere Fornari, até o fim da gestão do prefeito Jonas Paegle. O programa inclui 2 mil consultas oftalmológicas e outras 100 cirurgias de cataratas.

“Vale a pena investirmos na área. A cegueira e a diminuição da visão prejudicam a qualidade de vida, e dependendo dos casos, podem causar aposentadoria precoce e até depressão”, destaca Fornari.

O secretário lembra que há cerca de 2 mil pessoas atualmente na fila de consultas oftalmológicas, e que não se sabe quantos destes precisariam de cirurgias. As pessoas que se encontram na fila de consultas e cirurgias são comunicadas sobre o dia e horário de seus procedimentos por meio da Secretaria de Saúde.

Pedido e investimentos
O administrador do Hospital Dom Joaquim, José Mauro Junglhaus, lembra que é a segunda vez que a parceria com a prefeitura é realizada, após o lançamento do programa Fila Zero em maio de 2017.

Ele aproveitou ainda para cobrar um pedido feito a Paegle e Fornari em 2017: o encaminhamento de um médico para complementar o pronto-atendimento, na renovação do contrato entre prefeitura e hospital. O pedido havia sido feito em dezembro de 2017.

Junglhaus ainda anunciou investimentos de R$ 200 mil em ampliações de portas, adaptações de pisos e aquisição de móveis e televisões para o hospital. O administrador afirmou que há mais investimentos no treinamento dos médicos e enfermeiros do hospital.

Serão adquiridos ainda novos equipamentos em 2018, com uma verba de R$ 800 mil. Nos próximos meses, serão disponibilizados R$ 300 mil ao Hospital Dom Joaquim, junto ao governo estadual, em um processo que teve o intermédio do vereador Jean Pirola.