Projeto de revitalização do parque das Esculturas será modificado

Prefeitura de Brusque afirma que mudanças são necessárias para readequar obras de saneamento

Projeto de revitalização do parque das Esculturas será modificado

O projeto de revitalização do parque das Esculturas, previsto para o fim do primeiro semestre de 2017, será modificado. De acordo com o diretor de Turismo, Norberto Maestri, o Kito, as mudanças serão feitas em até três meses, para então dar continuidade às tratativas.

O projeto original possui a participação do diretor da Irmãos Fischer, Edemar Fischer, mas não houve evolução desde que a empresa entregou a ideia à diretoria de Turismo, há mais de um ano.

Maestri afirma que boa parte das mudanças do projeto original se deve à parte de saneamento e ao ribeirão localizado no parque. Além disso, a quantidade de banheiros será ampliada. “Também estamos fazendo estas mudanças por questão de segurança, conforto e espaço físico. Teremos que realocar algumas esculturas, trazer algumas de volta ao parque.”

Fischer, por outro lado, descobriu as mudanças através da reportagem do jornal O Munícipio. “Fiz a proposta há um ano e pouco e estou aguardando um aval desde então. Fiquei sabendo destas mudanças agora, o que estava valendo pra mim é a ideia original.”

A ideia original é uma parceria entre Prefeitura de Brusque, Irmãos Fischer e outras empresas e entidades, em sistema modulado, um tipo de construção de rápida execução que a empresa brusquense desenvolve. O esboço da obra havia sido entregue à diretoria de Turismo em março de 2017. Deverão ser construídos lanchonete, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade a cadeirantes, vestuários para funcionários e depósito.

O modelo é feito pela Irmãos Fischer para escolas, penitenciárias e casas. A principal vantagem é a rapidez para a construção, já que em até 40 dias pode ser concluída. A empresa faria a mão de obra, a infraestrutura da montagem, a instalação elétrica e hidráulica. Em média, o valor do metro quadrado deste tipo de construção é de R$ 1,2 mil.

O parque
O Parque das Esculturas abriga 40 esculturas em mármore, de artistas renomados como Oscar Niemeyer, Francisco Brennand e Amilcar de Castro. O acervo possui obras de artistas da Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Bulgária, Turquia, Tchecoslováquia, Irlanda, Áustria, Líbano, Israel, China, Estados Unidos, Canadá e Argentina. Ao todo são obras de 34 países. O parque recebe em média 1 mil visitantes por mês, chegando a mais de 5 mil em alguns meses do ano.