Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Ministro Henrique Meirelles palestrará em Florianópolis nesta semana

Ministro Henrique Meirelles palestrará em Florianópolis nesta semana

Bate-rebate

Ministro, aqui
É preciso confirmar presença para a que deve ser super concorrida a palestra “Panorama econômico brasileiro” que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, fará nesta sexta-feira, às 14 horas, na sede da Fiesc, em Florianópolis. É uma voz que 100% do PIB de SC quer ouvir antes de tomar qualquer decisão mais ousada nos seus negócios e investimentos. Mesmo porque Meirelles só vem pensando naquilo, a presidência da República.

Bate-rebate
Não se recomenda convidar para o mesmo cafezinho, pelo menos por enquanto, o procurador-geral de Justiça de SC, Sandro Neis, e o presidente da OAB-SC, Paulo Brincas. O motivo da diferença foi um artigo de Brincas criticando duramente os escandalosos privilégios em que vive a “elite da burocracia brasileira”, encastelada principalmente no Judiciário. Neis rebateu condenando as generalizações e “ilações”, e afirmando que elas não encontram realismo no MP-SC.

Bate-rebate 2
Neis diz ainda em nota oficial que dia 28 o MP-SC vai apresentar seu Relatório de Gestão Institucional, uma prestação de contas dos serviços feitos e resultados alcançados pela instituição. Cita, como exemplo, a parceria com a Secretaria da Fazenda na recuperação de mais de R$ 650 milhões em débitos tributários recolhidos e parcelados, no ano de 2016, fruto do Programa de Combate à Sonegação Fiscal, recentemente premiado, em nível nacional, pelo Conselho Nacional do Ministério Público.

Tribuna
Na modorrenta sessão de segunda-feira o senador Dário Berger (PMDB-SC) foi à tribuna afirmar que o maior problema que o Brasil enfrenta é a desigualdade social. Destacou que mais da metade da população está desempregada, subempregada ou vive com até um salário mínimo. Parecia um senador do PT e não pertencer ao governo que está aí no momento.

Dilema
Em Laguna há o mesmo bate-boca de São Francisco do Sul: a Prefeitura deve dar dinheiro para o Carnaval 2018 ou primeiro pagar os R$ 200 mil atrasados de meses de honorários médicos e horas-plantão deles no Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos?

Intruso
O Ministério Público Federal levou uma bordoada por, não raro, ser muito metido onde não deve ou foi convidado. Foi do Superior Tribunal da Justiça, que declarou não ter ele legitimidade para questionar falta de audiências públicas na elaboração do plano diretor da Capital. Assim, foi extinta, sem resolução de mérito, ação civil pública em que o MPF contestava a tramitação de projeto de lei do plano diretor sem as audiências públicas obrigatórias previstas no artigo 40, parágrafo 4º, I, do Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001).

Exploração
Quase R$ 2 mil para se obter a primeira habilitação para motorista em SC é um absurdo. É outra “indústria” que prospera. Revolta saber que muitos trabalhadores tem que dar o salário de dois meses para isso se precisar do documento.

Enquanto isso…
As autoridades responsáveis pelo trânsito em todo o país, são verdadeiros experts quando se trata de contratar novas tecnologias para alimentar a indústria das multas. Tudo em nome da segurança. Na verdade, é tudo em nome de mais arrecadação, contratos suspeitos e desvios já amplamente denunciados pela imprensa. Deveriam, isto sim, ter a mesma preocupação com a sinalização precária e os buracos presentes em quase todas as vias públicas.

Mulheres
As mulheres de SC podem dizer, sem reservas, que estão muito bem representadas na Assembleia Legislativa pelas atuais três deputadas estaduais: Ana Paula Lima e Luciane Carminatti (PT) e Dirce Heiderschedt (PMDB). Na detida aferição deste espaço, não passa uma semana sem que elas promovam algo em defesa ou proteção da mulher. Preocupação não falta: SC figura nacionalmente como um dos Estados mais violentos para as mulheres.

Náutica
Dois eventos náuticos agitam Blumenau e Biguaçu neste fim de semana. O Blumenau a Bordo chega à terceira edição chamando a comunidade para atividades junto ao rio Itajaí-Açu, enquanto a 2º Abertura do Verão, na marina Pier 33, em Biguaçu, também terá passeios náuticos juntos às ilhas do Guará, Ratones e Anhatomirim e exposição de produtos de estaleiros locais.

DETALHES
Está aí iniciativa florianopolitana que faria bem em qualquer lugar: está no ar uma campanha sobre boas atitudes, que convida os usuários de ônibus a preservarem os veículos que os transportam. A intenção é evidenciar que a conservação é uma ação que precisa da participação do passageiro.

A mamata acabou. Com o fim do famigerado imposto sindical, a CUT se viu obrigada a cortar 60% dos seus funcionários, que ameaçam entrar em greve.