Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Sobra esperteza aos organizadores da greve geral desta sexta-feira

Sobra esperteza aos organizadores da greve geral desta sexta-feira

Raul Sartori

Falta honestidade e sobra esperteza aos organizadores da greve geral desta sexta-feira. É lógico que esperam atrair milhões porque sabem que hoje a greve será uma boa desculpa para milhões não irem trabalhar, sejam simpáticos ou não ao movimento. E outros milhões irão adorar esticar o feriadão por mais um dia. Triste país.

Intimidação desnecessária
Para fazer cumprir a Portaria 445, que restringe a pesca de mais de 400 espécies de peixes ameaçados de extinção, os fiscais do Ibama não dispensam acompanhamento de policiais com metralhadoras e fuzis nas suas operações no litoral de SC. Não raro, trabucões ficam apontados para a cabeça de humildes pescadores nas invasões armadas de embarcações. Não é só exagero. É violência de Estado, absolutamente dispensável.

Apoio do bispo
Espalha-se por redes sociais postagem do bispo emérito de Caçador, Dom Luiz Carlos Eccel, apoiando a greve geral de hoje que, para ele, “poderá ser o momento em que os brasileiros não temerão, e dirão um basta a esta série de golpes naqueles que mais precisam de apoio para progredir e não de golpes com reformas para regredir”.

Insatisfação
Em nota, ontem, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis manifestou “profunda insatisfação” com a greve geral reivindicada pelos sindicatos de servidores públicos e parte de segmentos da iniciativa privada. A entidade, que representa mais de quatro mil empresas associadas, diz que “não compactua com este cenário que pretende suspender as atividades de trabalhadores”.

Conflito
Melhor assim. O presidente do Tribunal e Contas do Estado, Júlio Garcia, relator das contas de 2016 do governo do estado, declinou da responsabilidade. Explicações “técnicas” à parte, o fato é raro. Vem depois de delação de um diretor da Odebrecht que jogou notáveis personalidades catarinenses no olho do furacão da Operação Lava-Jato, inclusive Garcia.

Bancada unida
Não fosse a união da bancada catarinense no Congresso, haveria um levante dos pescadores de SC. O Fórum Parlamentar do Estado conseguiu junto ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, a publicação, hoje, de portaria interministerial definindo 1º de maio como data de início de pesca artesanal da tainha em SC. A embarcada inicia dia 15 de maio e a industrial em 1º de junho.

Desgoverno
Ao mesmo tempo que fazia restrições a vários estados, inclusive SC, na concessão de benefícios fiscais, o Confaz foi completamente ignorado pelo governo do Rio de Janeiro em anos recentes. Descobriu-se agora que 77,5% dos bilionários benefícios que concedeu desde 2015, são inconstitucionais, por não terem sido aprovados pelo órgão federal de política fazendária. Tudo à revelia. Socorro!

Surdos
As secretarias estaduais da Fazenda, Casa Civil e Educação foram ouvidas durante a tramitação de projeto, aprovado na Assembleia Legislativa, que trata de direitos de pessoas com deficiência em SC. Mais uma vez esqueceu-se o elementar: a iniciativa é flagrantemente inconstitucional, por gerar despesa para o Executivo. Como o veto do governador foi derrubado, a questão vai para o Supremo Tribunal Federal.

Sabor de SC
O festival Brasil Sabor deste ano, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC (Abrasel) entre 18 de maio e 11 de junho, terá 60 restaurantes participantes, de oito cidades catarinenses. Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Biguaçu, Garopaba, São José, Blumenau e Palhoça terão delícias com descontos especiais em diferentes dias da semana. A abertura será dia 17, no Toro Steak House, em Florianópolis.

Indesculpável
Não há desculpa para a fuga, segunda-feira, de quatro homens que estavam detidos na única cela da Delegacia de Polícia de Palhoça, na Grande Florianópolis. Essas falhas são mais um ingrediente a criar uma angustiante sensação de insegurança na população.

Deu certo
Contrariando a tudo e a quase todos – este espaço, inclusive – que temia vê-lo como um elefante branco, o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, festejou ontem dois anos de atividades. Sua expectativa é embarcar e desembarcar 120 mil passageiros neste ano, número que é mais que o dobro de 2016.

DETALHES

• O Dia Mundial da Dança, amanhã, será comemorado no Beto Carrero World com a presença de 228 alunos e 12 bailarinos da Escola Bolshoi de Joinville, que farão espetáculos nos palcos, interações com o público e uma apresentação especial.
  • O sempre memorável Paulo Maluf, agora deputado federal, dizia e diz que nunca teve conta na Suíça, embora haja provas irrefutáveis. Lula é seu clone perfeito: nunca foi dono de sítio e de tríplex, embora a cada dia se novas provas o desmintam. É um ator.