X
X

Buscar

62 anos dos Jasc são tema de exposição no Museu Casa de Brusque; saiba como visitar

Exposição temporária na casa enxaimel vai até abril de 2023

Foi aberta na noite desta quinta-feira, 3, no Museu Casa de Brusque, a exposição temporária “62 anos dos Jogos Abertos de Santa Catarina – Jasc”. A exposição temática na casa enxaimel vai até abril de 2023.

A exposição traz objetos que remetem à história da competição, como medalhas, troféus, flâmulas, documentos e painéis informativos sobre a competição criada em Brusque em 1960, em comemoração ao centenário da cidade.

A primeira edição dos Jasc aconteceu de 7 a 12 de agosto de 1960 e, a partir de então, se firmou como uma das mais importantes competições poliesportivas do país.

Arthur Schlösser e Rubens Facchini, criadores dos Jasc, buscavam promover um evento esportivo que proporcionasse a integração social e comunitária entre cidades de todo o estado.

“Foram cinco meses de pesquisa e consulta no acervo do Museu Casa de Brusque para a organização do texto, fotografias e peças. Os resultados demonstram a relevância que a nossa cidade tem para o desenvolvimento do esporte catarinense e que a nossa geração talvez não conheça”, relata a jovem pesquisadora Julie Francine Ricardo, estudante do curso de História e colaboradora no Museu Casa de Brusque.

O presidente da Sociedade Amigos de Brusque, Ricardo Viana Hoffmann, destaca a importância de momentos culturais como este para o município.

“A cidade precisa muito desses eventos culturais. A Casa de Brusque está se transformando, vem muita novidade pela frente. A certidão de nascimento de Brusque está aqui, por isso, é importante valorizar este espaço que proporciona a todos uma viagem à nossa história”.

A exposição está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h as 12h e das 13h as 16h, nos dias de Sábado Fácil, no mesmo horário. A visitação é gratuita.

Notícias de Vicente Só

Junto com a abertura da exposição, foi feito o lançamento da 69ª edição do Anuário Notícias de Vicente Só, que reúne artigos sobre a história de Brusque e região.

A capa desta edição é o artigo que trata do bicentenário do Conselheiro Araújo Brusque, que foi tema da primeira exposição temporária realizada no museu. 

Um dos autores desta edição da revista, o ex-prefeito Danilo Moritz destacou a importância do museu para a história da cidade.

“90% das informações que estão no livro que lançamos recentemente sobre as eleições em Brusque foram tiradas deste local, que é mais do que rico, é muito mais do que podemos imaginar”.

– Assista agora:
“Se você não lutar, a doença vai te derrubar”, diz moradora de Brusque que venceu o câncer de mama